segunda-feira, 20 de maio de 2013

SOBRE O PODER


O que pensa o Papa Francisco sobre o poder? Descrevi alguns trechos do seu livro "Sobre o céu e a terra" que recomendo a leitura.

Um Jesuita muito inteligente costumava dizer, como piada, que uma pessoa vinha correndo pedindo auxílio. Quem o perseguia? Um assassino? Um ladrão? Não... um medíocre com poder.

É verdade, coitados dos que estão abaixo do medíocre quando ele se acha. Quando um medíocre se acha e lhe dão um pouquinho de poder, coitados dos que estão embaixo. 

 Meu Pai sempre me dizia: “Cumprimente as pessoas quando estiver subindo porque vai encontrá-las quando estiver descendo. Não fique se achando”.

A autoridade vem de cima: agora, como é usada é outra coisa. Fico arrepiado quando leio o livro dos Reis porque só poucos foram justos aos olhos do Senhor. Mas a maioria não.

Agora o que acontece? Somos humanos, somos pecadores, não somos anjos. A pessoa vai se emaranhando em poderes que não são os que lhe foram dado... Ou lhe sobre à cabeça, ou impõe um poder temporal... 

Os homens tem têm ambições, há – lamentavelmente – o pecado do carreirismo. Somos humanos e somos tentados, temos que estar muito alertas.

As camarilhas de poder que existiram e existem na Igreja, devem-se a nossa condição humana. Mas nesse momento, a pessoa deixa de ser o escolhido para o serviço e se transforma em alguém que escolhe viver como quer e se mistura com o lixo interior.

Trecho do livro de Papa Francisco "Sobre o céu e a terra".


Pedro Arfo


Nenhum comentário:

Postar um comentário