“Como
eu perseguisse cruelmente a Igreja de Deus e a devastasse, superando no
judaísmo a maior parte dos meus coetâneos e conacionais, no zelo pelas
tradições dos pais” (Gl 1,13s).
Jesus
Ressuscitado aparece ao fariseu Saulo e o subjuga, faz dele, por toda a vida,
um discípulo convicto, enamorado por Cristo. Como entender esta mudança tão
inesperada e imediata? A conversão de Paulo não é devida a fatores
psicológicos, não é fruto de reflexões sobre o sentido último da vida ou o
epílogo de uma crise espiritual.
A
aparição do Ressuscitado - As características principais:
1)
“Agradou Àquele... que com a sua graça escolheu-me” – dizem que o encontro com
o Ressuscitado deu-se por uma iniciativa divina, corresponde a um projeto que
Deus tinha sobre Paulo, e era absolutamente inesperado.
2)
“revelar-me o seu Filho”. Para o fariseu Saulo - que ia a Damasco cheio de ódio
contra os seguidores do Nazareno - Jesus, sendo um crucificado, não podia
representar senão um maldito rejeitado por Deus.
3)
Conversão e vocação
1.ª
viagem (At 13,1-14,28) - ocorrida nos anos 46-48, o relevo vai para o discurso
na sinagoga de Antioquia de Pisídia, em que S. Paulo se volta para os gentios.
Paulo, acompanhado de Barnabé e Marcos. Tempo de formação. Experiência mística
de Paulo.
2.ª viagem (At 15,35-18,22) - nos anos 49-52. Paulo, acompanhado por Silvano, passa por Derbe, Listra, onde se lhes junta o jovem Timóteo.
3.ª
viagem (At 18,23-21,26) - entre 53-57, S. Paulo segue, em grandes traços, o
percurso anterior mas o caminho do regresso é muito diferente.
O
problema da Lei de Moisés - O apóstolo declara com força que a Lei de Moisés é
incapaz de justificar. Considera o seu passado, totalmente dedicado à
observância dos preceitos da Torá, como “desperdício, lixo”. Afirma que a Lei,
que Deus deu para a vida, na realidade conduz à morte. Paulo vê a Torá como um
jugo pesado. O hebreu não distinguia entre preceitos cultuais e morais: a Torá
é uma realidade unitária. Cada preceito, porque é de Deus, tem valor infinito.
Paulo fez a triste experiência da sua incapacidade em observá-la integralmente.
Ele mesmo afirma ter sido irrepreensível quanto à observância da Lei (Fl 3,6).
“Todos
vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. Não existe judeu nem
grego, escravo nem livre, homem nem mulher, porque todos sois um, em Cristo
Jesus” (Gl 3,26ss). Uma verdadeira revolução!
O pecado e a Lei - Segundo as convicções mais seguras do judeu, a Lei é exatamente o dom de Deus para proteger dos efeitos do pecado. A resposta de Paulo é escandalosa: a Lei não pode ajudar o homem a superar o pecado, porque a Lei é só uma luz, não uma força. Então, para que serve a Lei? Para provocar as transgressões! (Gl 3,19)
O pecado e a Lei - Segundo as convicções mais seguras do judeu, a Lei é exatamente o dom de Deus para proteger dos efeitos do pecado. A resposta de Paulo é escandalosa: a Lei não pode ajudar o homem a superar o pecado, porque a Lei é só uma luz, não uma força. Então, para que serve a Lei? Para provocar as transgressões! (Gl 3,19)
O
zelo pela Lei o fez ver em Jesus crucificado um amaldiçoado e fez dele um
perseguidor dos seguidores de Jesus: fazia o mal enquanto estava convencido de
fazer o bem! Saulo, no seu zelo pela Lei foi enganado sem perceber. O pecado,
desfrutando desse seu zelo pela Lei, o manipulou, fazendo com que se opusesse à
Vontade de Deus no mesmo momento em que estava certo de cumpri-la.
O
Espírito Santo - O Espírito é a força de Deus, capaz de recriar o homem e de
abri-lo ao amor.
Não
anula a Lei de Moisés na sua exigência de justiça (segundo a intenção autêntica
pela qual Deus a deu), mas realiza no crente o que a Lei de Moisés, na sua
impotência, era incapaz de fazer, ou seja, tornar o homem capaz de cumprir a
exigência de justiça da Lei (Rm 8,4) de modo perfeito (Rm13, 8-10), graças ao
dom do amor.
Pedro Arfo
Nenhum comentário:
Postar um comentário