quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PORQUE RAZÃO A IGREJA É CONTRA AS RELAÇÕES SEXUAIS ANTES DO MATRIMÔNIO?

Quero refazer junto contigo alguns conceitos e respostas dadas pelo Catecismo Jovem (Youcat) sobre o amor, que podem ajudar-nos e iluminar a nossa caminhada.

  Em primeiro lugar, existem muitos sentidos para a palavra “amor”: fala-se de amor da pátria, amor à profissão, amor entre amigos, amor ao trabalho, amor entre pais e filhos, entre irmãos e familiares, amor ao próximo e amor a Deus. 

 “A mais bela forma de amor nesse mundo é, todavia, o amor entre um homem e uma mulher, no qual duas pessoas se entregam mutualmente para sempre”. Youcat 402

 O que faz o amor é libertar todas as potências positivas de todo o tipo de amor. Informando-o a partir de dentro, fazê-lo crescer e florir, enriquecendo-o, embelezando-o, amadurecendo-o, torna-o duradouro, renova-o constantemente. Na verdade “o amor protege o amor”.

 O que é o amor entre um homem e uma mulher?

 O amor é a livre entrega do coração. Quando alguém ama uma coisa a sério, tem tanta vontade dessa coisa que sai de si para se entregar a ela. Youcat 402

 Aqui cabe outra pergunta: Que relação tem a sexualidade com o amor?

Quando a sexualidade é separada do amor e se procura apenas para a satisfação física, é destruido o sentido da união sexual entre o homem e a mulher. A fusão sexual é a mais bela expressão corporal e sexual do amor. As pessoas que procuram sexo sem amar vivenciam uma mentira, pois a proximidade dos corpos não correspondem à proximidade dos seus corações. Youcat 403

 Com esses elementos podemos entender melhor porque razão a Igreja é contra as relações sexuais antes do Matrimônio?

 Porque ela quer proteger o amor. Uma pessoa não pode doar nada maior a outra, do que a si mesma.

 “Eu amo-te” significa, para ambas, “eu quero-te somente a ti, quero-te totalmente e quero-te para sempre!” Porque assim é, não se pode dizer “eu amo-te” apenas por um período de tempo ou por uma prova, mesmo que seja apenas com o corpo. 

 Muitas pensam que vivem seriamente as suas relações pré-matrimoniais. E, no entanto, confrontam-se com dois elementos incompatíveis com o amor: o exit option (sexo interrompido) e o medo de engravidar. 

 Porque o amor é tão grande, tão santo e tão único, a Igreja pede insistentemente aos jovens que esperem pelo casamento para assumirem totalmente o relacionamento sexual. Youcat 407

 Pessoalmente, não gosto da expressão “contra”, prefiro quando usamos a expressão “a favor”: da vida, amor, família, filhos, paz, união, ecologia, das minorias e dos direitos humanos.




Pedro Arfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário