domingo, 26 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO REALIZA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou a Assembléia Paroquial de 2012, no Centro Pastoral. A Assembléia teve como objetivo aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade e discutir as urgências pastorais em nível paroquial.  Aproximadamente 100 pessoas de diversas idades e representantes das várias pastorais, grupos, movimentos , setores e comunidades da paróquia  estiveram presentes.  O trabalho foi coordenado pelo Pe. João Batista e pela equipe criada especialmente para a Assembléia.

Pe. João Batista, pároco, deu início à assembléia fazendo a oração e uma pequena e breve apresentação da programação para os dois dias da Assembléia.

Foi feito estudo da Campanha da Fraternidade, que vai tratar sobre a saúde pública no Brasil.  Em grupos, a assembléia procurou identificar algumas pistas para ação, a partir do que foi apresentado sobre a campanha.


Pe. João Batista fez a introdução do estudo das Diretrizes Gerais, dizendo que não podemos ter apenas a Bíblia em mãos para termos uma ação evangelizadora.

Apresentou o Objetivo Geral das Diretrizes alertando que por Objetivo Geral deve-se entender que todos devemos perseguir esse objetivo: padres, catequistas, pastorais, movimentos, todo o povo em geral.

O Objetivo Geral das novas diretrizes é “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

Salientou ainda que ser discípulo é aprender de Cristo. Alertou que muitos de nós estamos sendo missionários, mas, não estamos sendo discípulos: seguidor de Cristo e estar com Cristo e é estar fazendo a experiência de Jesus Cristo, ou seja, a experiência Pascal de Cristo (experiência de Paixão, Morte e Ressurreição e ao mesmo tempo: em Cristo ter uma vida nova.

Para encerrar a introdução às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Pe. João apresentou as cinco urgências da evangelização apontadas por esse documento de diretriz da CNBB a saber: 1) Igreja em Estado Permanente de Missão; 2) Igreja Casa da Iniciação Cristã; 3) Igreja Lugar da Animação Bíblica e da Pastoral; 4) Igreja Comunidade de Comunidades; e, 5) Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos. 

Com trabalho de grupo, os coordenadores e lideranças, sugeriram, considerando as urgências na ação evangelizadora, propostas a serem executadas na paróquia.

Foram dias especiais para todas as Comunidades, Pastorais e Movimentos, pois todos tiveram a oportunidade de partilhar suas ideias e opinar sobre o caminho que a Paróquia trilhará em comunhão com as Diretrizes propostas pela CNBB. 

Segundo o Pe. João Batista, a Assembléia superou as expectativas. “Foi um momento que teve a participação de todos. Pessoas de todos os grupos estavam juntas e foi bem representativa com integrantes de todos os grupos de nossa Paróquia. Antes do encontro houve uma mobilização forte das pastorais e comunidades, que fez com que houvesse a construção do projeto pastoral e proporcionou a participação de todos na Assembléia. Desta forma, todos puderam contribuir”, explicou o pároco. 

"Agradeço a Deus, a todas as equipes de trabalhos, a colaboração em toda a preparação e realização da nossa Assembléia e também ao Pe. Glauberto pelo espaço cedido para a realização de nosso encontro", ressalta o Pe. João Batista.

O encerramento se deu com as orientações do pároco e os encaminhamentos dos trabalhos para ano de 2012, abrindo  espaço para avaliação do encontro e a benção aos participantes.




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário