sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FÉ E RAZÃO

Tenho muita dificuldade em identificar qual a vontade de Deus naquele determinado momento. Podes me ajudar a entender como aumentar minha Fé nos planos de Deus?

Entendo perfeitamente essa vontade de entender e aumentar a tua própria fé como um desejo de profundo de percorrer o caminho do bem e do amor.

Chiara sempre nos ensinou a ouvir “aquela voz”, que é como uma espécie de bússola que nos indique a vontade de Deus. É a “voz”, a voz interior, a voz do Espírito Santo. E mesmo se a pessoa não tem fé, a consciência é um lugar privilegiado para a percepção da vontade de Deus.

Outro ponto importantíssimo é o momento presente. E o Evangelho quer que o vivamos. Faz-nos pedir o pão, ao Pai, só para “hoje” e diz que basta o afã de cada dia.

Vejamos a pergunta do Youcat sobre a fé (Catecismo Jovem): Como podemos responder a Deus quando Ele nos aborda?

“Quem deseja crer precisa de um “coração que escuta” (1Rs 3,9). Deus procura o contato conosco de múltiplas formas. Em cada encontro humano, em cada experiência da Natureza que nos toca, em cada aparente acaso, em cada desafio, em cada sofrimento.

Deus deixa-nos uma mensagem escondida. Ele fala-nos ainda mais claramente quando Se dirige a nós pela Sua Palavra ou pela voz da consciência. Ele trata-nos como amigos.

Por isso, também nós, como amigos, devemos corresponder-Lhe, crendo e confiando totalmente n´Ele, aprendendo a conhecê-Lo cada vez melhor e a aceitar sem reservas a Sua vontade” Youcat n. 20.

Nesse sentido, para mim a fé foi determinada principalmente pela ação da graça e da minha generosidade no amor ao irmão. No meu caso um dia Deus se apresentou como Amor e eu acreditei nesse Amor.

Ninguém nesta vida ama por obrigação, ou seja, porque alguém mandou amar, mas, ama porque foi amado por primeiro, porque descobriu o Amor, e de consequência pode também começar a amar. Daí percebe que a sua vida tem sentido e calor, e que se realiza somente no amor e por amor. E para mim, esse é o principal vínculo de alimentação da fé.


Pedro Arfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário